10 anos jogado no armário - Os Excluídos (Yiyun Li)

Esse tá há uns 10 anos nas profundezas do armário. Comprei na Bienal por 10 reais porque a capa é bonita (sou uma mulher simples).

Sempre que tentava ler dormia no primeiro capitulo, ai desisti. Mas esse ano eu disse AGORA VAI. E foi. Bora lá:

O livro conta histórias de pessoas que as vidas vão se cruzando após a execução de uma contrarrevolucionária chinesa.

Na minha HUMILDE opinião, era melhor ter focado na vida de uma pessoa só. Achei que ficou tudo muito superficial e eu tendo a gostar de livros que dissecam os cérebros dos personagens.

Fiquei muito incomodada com um personagem pedófilo. É um tema extremamente desconfortável e prejudicou minha experiência (não vai a fundo no tema, mas incomodou).

PONTOS ALTOS:
1) conhecer mais sobre as questões sociais e políticas da China (nunca tive interesse nenhum, mas o livro me deixou com vontade de saber mais).

2) a história do Professor Gu. Minha preferida, tem passagens excelentes, principalmente as cartas que ele escreve para a ex-esposa. É o personagem mais bem desenvolvido psicologicamente e é o pai da contrarrevolucionária. Vale falar que ela era fiel ao Partido Comunista antes. 

De qualquer jeito, recomento a leitura. Nota 6/10

(capa lindaaaaaaaaaaa)



Comentários